sábado, 7 de novembro de 2015

EXPOSIÇÃO | COMING OUT - E NÃO É QUE O MUSEU SAIU À RUA? ;)

EXPOSIÇÃO | COMING OUT - E NÃO É QUE O MUSEU SAIU À RUA? ;)
EXPOSIÇÃO | COMING OUT - E NÃO É QUE O MUSEU SAIU À RUA? ;)EXPOSIÇÃO | COMING OUT - E NÃO É QUE O MUSEU SAIU À RUA? ;)

O museu saiu mesmo à rua em plena Baixa e zona do Chiado e é muito cómico ver os trauseuntes e turistas especados a olhar para os quadros com cara de ponto de interrogação! Parecem verdadeiros mas não são e sim, por aqui não há ninguém a dizer que não se pode tirar fotografias. ;)

A exposição 'Coming Out - e se o museu saísse à rua?' surgiu a partir da ideia do 'Grand Tour' da National Gallery, em Londres, que leva a arte aos bairros de Covent Garden, Soho e Chinatown desde 2007.  Em segredo e durante um ano, o Museu Nacional de Arte Antiga trabalhou para criar 31 réplicas de grande qualidade de quadros do seu acervo para que Lisboa acordasse numa manhã de segunda-feira como um museu a céu aberto. A ideia pretendia criar um efeito-surpresa e uma ambiguidade em se saber se as obras seriam verdadeiras ou não.

Infelizmente, e como há de tudo, algumas das obras já foram roubadas mas até ao dia 1 de Janeiro de 2016 podem ir passear pela nossa cidade a dar de caras com a cabeça de São João Baptista! Depois disso está no segredo dos deuses o que acontecerá aos quadros que até já foram cobiçados para serem comprados.

E já que falamos de quadros, alguém quer comprar um pixelzinho de um quadro de um dos grandes pintores portugueses do séx. XIX? Em sistema de crowfunding e para que todos possamos ver este quadro, o MNAA criou uma campanha de angariação de fundos para poder adquirir a um coleccionador particular e actual proprietário o quadro 'A Adoração dos Magos' pintado por Domingos Sequeira em 1828. Do total de 600 mil euros já foram reunidos 43 mil euros em uma semana e até final de Abril de 2016 muitos píxeis podem ainda ser comprados. 

Podem ver o dito quadro na entrada do MNAA. E sim, eu já patrocinei um bocadito da barbicha de um mago! :)

Vamos pôr o Sequeira no lugar certo e entrar para a História de Portugal? ;)

IT



Sem comentários:

Enviar um comentário