domingo, 15 de março de 2015

BG BY CNB | UM BAILADO DO OUTRO MUNDO!

BG BY CNB

BG BY CNB
Margarida Pimenta, bailarina da CNB

BG BY CNB

Não sei bem como começar esta peça, porque estou sem palavras... sim, eu! Na altura que escrevo, acabo de sair do bailado BG, uma homenagem da CNB (Companhia Nacional de Bailado) ao Ballet Gulbenkian. E estou... FASCINADA! Amante de ballet clássico como sou, nunca esperei que um bailado contemporâneo me arrebatasse de sobremaneira, como este conseguiu... absolutamente extraordinário e apaixonante! 

O Ballet Gulbenkian foi uma das mais importantes companhias de bailado portuguesas, tendo-se despedido dos palcos em 2005. Com este bailado, a CNB presta-lhe homenagem através de quatro criações marcantes do repertório do Ballet Gulbenkian, apresentadas por quatro grandes coreógrafos ligados à companhia:

TREZE GESTOS DE UM CORPO - Olga Roriz coreografia · António Emiliano música · Nuno Carinhas cenografia e figurinos · Orlando Worm desenho de luz

SERÁ QUE É UMA ESTRELA?
Vasco Wellenkamp coreografia · Liliana Mendonça figurinos · Vítor José desenho de luz · Maria João voz · João Farinha piano · Patrícia Henriques assistente do coreógrafo 

TWILIGHT
Hans van Manen coreografia · John Cage música · The Perilous Night para piano preparado · Jean-Paul Vroom cenografia e figurinos · Jan Hofstra desenho de luz · Paulo Pacheco piano · Nathalie Caris assistente do coreógrafo

MINUS 16
Ohad Naharin coreografia e figurinos · Bambi desenho de luz · Erez Zohar assistente do coreógrafo


A transmissão de emoções através da dança é algo que nos transcende e que não sabemos explicar mas apenas sentir. Este bailado, que potencia o repertório da CNB e o talento dos seus bailarinos, sem dúvida que exponencia essa transcendência... pois é, de facto, do OUTRO MUNDO!

Até 29 Março, no Teatro Camões (Parque das Nações), podem assistir a este bailado soberbo... um dos melhores que já vi.

Não vos vou dizer mais nada! O impacto e a intensidade tem de vos tomar de assalto, com a surpresa! Só vos digo isto... ponham de lado os estereótipos e tudo o que conhecem como 'bailado' e simplesmente vão! Porque vão sair de lá... overwhelmed!

Eu, por mim, estou de coração cheio! Parabéns à minha amiga bailarina Margarida Pimenta e à CNB que se superaram, invocando com este portento um passado merecedor de presente. Foram gigantes!

'BRAVO! OUTSTANDING PERFORMANCE! CLAP, CLAP, CLAP!'

IT



Sem comentários:

Enviar um comentário