Por intermédio de um amigo que trabalha na empresa, fui de visita à Quinta da Bacalhôa, em Azeitão. Adorei!
O Palácio da Bacalhôa foi pertença da Casa Real Portuguesa, tendo actualmente uma exposição dedicada a Catarina de Bragança, Infanta de Portugal e Rainha de Inglaterra. A história da conhecida rainha que introduziu o chá no consumo social europeu no séc. XVII, criando o famoso hábito britânico do "chá das cinco", inspira o vinho da Bacalhôa 'Catarina'. Cheio de história, este palácio com um jardim labiríntico e uma Casa do Lago virados para a vinha, está decorado com peças de arte privadas e azulejos portugueses mouriscos.
Do lado moderno da Quinta, encontram-se duas exposições de peças de arte privada do Comendador Berardo. Ainda que tenha fama de ser um pouco kitsch, julgo que o Comendador prima por ser diferente dos demais, e por ver o que alguns não vêem. Esta ousadia agrada-me, mesmo que algumas peças distoem do meu gosto. ;)
Fomos levados às caves, onde foi explicado um pouco do processo vitivinícola, terminando com o que não poderia faltar: a prova de vinhos. De novidades, elegi o 'Moscatel de Setúbal', como o meu preferido. Mas para quem não conhecer, não percam o 'Quinta do Carmo', branco!
A Bacalhôa Vinhos de Portugal foi considerada a "Empresa do Ano" nos prémios da Revista de Vinhos (os so called "Óscares do Vinho"), e produz vinhos de todos os tipos que enriquecem a nossa produção vínica.
Recomendo que agendem uma visita a este lugar onde tradição e modernidade se entrecruzam! E não esqueçam de trazer umas garrafinhas...! ;)
IT
Muito muito Bom! :)
ResponderEliminarAdorámos. Uma visita a repetir ;)