Desde dia 9 de Abril que o 'Peixe Em Lisboa' está de volta ao Páteo da Galé, no Terreiro do Paço. Tal como nas edições anteriores, este evento gastronómico junta 10 conhecidos restaurantes que celebram o peixe, através da sua visão e forma de trabalhar com este ingrediente. Cada um apresenta um menu de degustações de peixes e mariscos, entre os 4 e os 12 euros, e estão em funcionamento non-stop, desde as 12h às 24h.
A estrear, entre outros, destacam-se este ano o chef Kiko Martins, que vem promover o novo restaurante 'A Cevicheria', o mexicano 'Las Ficheras', o clássico Pap'Açorda, e a parceria Taberna Rua das Flores & Flores Bairro Alto Hotel.
O evento conta também com um mercado gourmet a promover 'o que é nacional é bom', com produtos como queijos, enchidos, azeites, vinhos, e doces, e ainda com aulas de cozinha ao vivo de chefs nacionais e estrangeiros, palestras e debates, e com a famosa prova "O Melhor Pastel de Nata", que mais uma vez foi ganha pela Pastelaria Aloma, em Campo de Ourique.
Ao contrário do que estava à espera e do que tinha ouvido de amigos, gostei bastante desta edição, até mais do que da anterior. Fui durante a semana, um pouco antes da hora de jantar, e pude passear por ali calmamente e observar tudo, estudando as opções. Para jantar escolhi uma entrada de caranguejo real do Arola, que devia estar um pouco mais gelada, o ceviche de salmão do Kiko, que adorei, e os pastéis de massa tenra de atum do Papa Açorda que, passem os anos que passarem, são sempre os melhores pastéis de massa tenra que se comem fora de casa (só me faltou o picante!). De sobremesa, o doce de leite com crumble de amendoim do Kiko. Tudo a acompanhar com um rosé fresquinho da casa José Maria da Fonseca, sempre presença obrigatória neste tipo de eventos. E ali estive a degustar e na conversa um bom pedaço, até as mesas começarem a encher. Nestas coisas, ir durante a semana é sempre o ideal. :)
De seguida, enquanto apreciadora de Douro, queria experimentar um vinho que já me tinha chamado à atenção quando passei no mercado gourmet. Mas confesso que acabei por ser convertida aos alentejanos 'Monte das Serras' do mesmo produtor, e pelo filho do mesmo. Estive à conversa com ambos, a falar um pouco de vinhos e do nosso mercado, e lá tive de trazer umas garrafinhas, pois tanto o tinto 'Monte do Desespero 2012' (10 euros) como o branco 'Jornas 2014' (5 euros) estavam uma categoria, com um aroma poderosíssimo. Bela uva! Aconselho a experimentarem, e a aproveitarem que neste evento os preços são mais em conta. Além disso, e apesar de já haverem muitos restaurantes que apostam nos vinhos de pequenos produtores, não é tão fácil assim conseguirmos chegar-lhes, e podemos perder maravilhas como estas.
Já só têm um fim-de-semana para aproveitar este evento! E a mim sempre me disseram que comer peixinho faz bem... ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário