quarta-feira, 10 de junho de 2015

OS SANTOS POPULARUCHOS | CHEIRA BEM, CHEIRA A LISBOA! :)

OS SANTOS POPULARUCHOS | CHEIRA BEM, CHEIRA A LISBOA! :)
Vila Berta, Graça

OS SANTOS POPULARUCHOS | CHEIRA BEM, CHEIRA A LISBOA! :)
'Santo António à la TimeOut', MNAA


OS SANTOS POPULARUCHOS | CHEIRA BEM, CHEIRA A LISBOA! :)
'Arraial Mood', Páteo Alfacinha



OS SANTOS POPULARUCHOS | CHEIRA BEM, CHEIRA A LISBOA! :)
Arraial de Carnide, Largo do Coreto

OS SANTOS POPULARUCHOS | CHEIRA BEM, CHEIRA A LISBOA! :)
Largo São Miguel, Alfama

Junho chegou e os Santos Populares já invadiram a capital... e basicamente Portugal inteiro! Esta é a altura em que a cidade se veste grinaldas de cores vivas, em que o cheiro das sardinhas e das febras na brasa percorrem os bairros de Lisboa, em que se ouve o bailarico seja onde for ... ou seja, há festa por todo o lado!

Gosto desta época mas confesso que não no mesmo esquema que a maioria... não tenho muita paciência para multidões pelas ruas, empurrões, filas, nem para ficar tipo sardinha em lata! ;) Prefiro sempre festas diferentes ou spots mais calmos, com convívio entre amigos e sem entornar cerveja em cima de nenhum! LOL

Portanto, se são como eu, aqui ficam umas ideias pela capital para este ou para o próximo ano!

A minha festa de santos preferida é o 'Santo António à la TimeOut'. Para quem ainda não conhece (e espero que seja por pouco tempo LOL) esta festa é organizada pela revista TimeOut sempre na primeira sexta do mês de Junho e o espaco escolhido deste ano voltou a ser (e ainda bem!) o jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, que é absolutamente fantástico!  Por um valor fixo de 17,5 euros, ali dentro pode-se comer e beber tudo quanto se queira...  ou até que o stock acabe! Com várias marcas e restaurantes a patrocinarem, os comes e bebes deste ano eram bifanas, sardinhas, pregos, hamburgueres, caldo verde, ceviche, niguiris, bolas de berlim, pastéis de nata, gelados, bolachas, gin, mojitos, whisky, somersby e cerveja (acho que não esqueci nada...). Acompanhada por uma banda de música de bailarico e DJ, a festa faz-se pelo meio de estátuas, de fotografias a torto e a direito, de jogatinas de algumas marcas, de boa disposicao e de gente gira. Mas há que chegar cedo se não quiserem secar nas filas dos comes, este é o truque desta festa! Os bilhetes são postos à venda duas semanas antes do evento e voam que nem pão quente, portanto para o ano já sabem. ;)

Em modo tradicional, os meus preferidos são o arraial de carnide (meu bairro de coração e capital do bife na pedra) no largo do Coreto, e os Santos de São Pedro de Sintra, com a sua feirinha e carrinhos de choque (ADORO!). 

O ano passado fui para a confusão mas fui estrategicamente jantar descansadinha ao antigo e giro 'Santo António de Alfama', mesmo no Bairro de São Miguel. Sem ter sido um jantar fantástico pela comida foi excelente a ideia pela localização, recomendo! Largo e ruazinhas de Alfama repletos de gente, por ali dançámos (ou tentámos) e bebemos.

Este ano fui conhecer a Vila Berta na Graça (ou como passámos a chamar 'Vila Bêta' - por favor, repetir de forma afectada e nasalada LOL), o spot da moda dos últimos anos que dizem ser o spot dos betinhos. E o que encontrei foi uma rua familiar onde grupos de amigos se juntaram para jantar, numa das noites sem grande confusao. Os caracóis estavam óptimos, saladinhas e preguinhos e sardinhas também. E há Santini! Gostei... a repetir! Mas nem quero imaginar como seja aquela rua em dia de santos à séria... :P

A bica, siiiiim, é linda, e já sabemos que é um dos spots preferidos da malta jovem e trendy... Gosto deste local mais uma vez nos dias mais tranquilos (que ali são poucos por estar perto do Bairro Alto), também pelo medo de ir lá parar abaixo com um empurrão na escadaria.

Este ano ainda arrematei uma excelente novidade! Ontem, 9 de Junho, os meus amigos do Mood (eventos) organizaram uma mega festa em modo arraial no Páteo Alfacinha, uma casa antiga e lisboeta de gema, muito querida da minha infância. E foi brutal!!! Gente gira e uma animação pegada, acompanhada pela divertidíssima banda de música pimba 'Arrebimba o Malho', esta foi a festa ideal para quem, como eu, foge da multidão nestes dias. Entrada de 10 euros consumíveis e além de vários bares de gin, de ginjinha, sangria e cervejas e de outro das restantes bebidas, havia sardinhas, bifanas e pão com chouriço para quem quisesse. Same time, same place next year, please!!! :)

Porque a minha agenda deste ano já está cheia de santos, acho que vou deixar para o ano a minha estreia no 'Santo António Vertical'. Tenho de me preparar psicologicamente (acho que um ano chega lol) para um Largo do Intendente à pinha...

Sem comentários:

Enviar um comentário