terça-feira, 2 de junho de 2015

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS
'Vinho sem Princípio' - Tapa de Bacalhau à Lagareiro

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS
'Café do Rio Hambugueria Gourmet' - Ceviche de Salmão

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS
'Mercearia Tosca' - chouriço assado

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS
'Velha Gaiteira' - Pimentos de Piquillo com recheio de
camarão e bacalhau

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS

ROTA DAS TAPAS | UM NOVO CONCEITO DE RALLY DAS TASCAS
'O Lugar' - Mini-Francesinha

Para quem ainda não conhece o conceito, a rota das tapas é um evento patrocinado pela cerveja Estrella Damm que cria um circuito para tapear por vários restaurantes aderentes em algumas das zonas mais movimentadas da cidade. Por 3 euros recebemos uma tapa personalizada de cada restaurante e uma cerveja da marca. Este ano as minhas zonas escolhidas foram a Baixa e o Cais do Sodré, já que noutra edição o nosso rally das tascas tinha sido pelo Bairro e Príncipe Real. :)

Iniciámos no ‘Vinho sem Princípio’ onde fomos bem sentados e atendidos. Aqui a tapa era de Bacalhau à Lagareiro e estava boa, embora o pão devesse estar um pouco menos tostado/frito. Como não sou apreciadora de cerveja pedi para me trocarem por outra coisa (mandar o barro à parede não custa LOL) mas obviamente explicaram que não podiam fazer a troca porque o objectivo da rota era o consumo da dita cerveja. E como por aquele restaurante o vinho impera, pedi um copo de vinho verde branco fresquinho que me foi muito bem aconselhado. 

Na porta seguinte, no 'Café do rio - Hamburgeria Gourmet' preferimos ficar na esplanada já que a noite estava fantástica, e aqui trocaram amavelmente a cerveja por água. O empregado que nos serviu era muito cuidadoso, pôs a mesa toda bonitinha e era extremamente bem disposto. Comemos a melhor tapa de toda a noite: ceviche de salmão! Uma delícia... devia ter pedido uma segunda! Lol

De seguida, passámos sem sucesso pela marisqueira 'Maria Catita' que afinal só servia até às 18h, tendo-nos frisado que o horário estava mal no mapa da rota. Assim, subimos à ‘Velha Gaiteira’: acolhedor mas não ficámos fã dos pimentos de piquillo recheados com camarão e bacalhau.

Marchámos para o Cais e fomos até à 'Mercearia Tosca comer um chouriço assado no pão que estava porreiro (era chouriço, pronto LOL) e por ali metemos conversa com o dono e com um grupo animado que também estava a fazer o circuito.

Já em hora tardia foi a vez da Mini-Francesinha n'O Lugar’. Perguntámos se ainda nos serviam, assentiram e o que presumi ser o dono disse para nos sentarmos na mesma mesa que uns companheiros da rota. Isto com o restaurante praticamente vazio! Deselegante to say the least porque mesmo que o objectivo da rota seja conviver, gostamos de conviver sem nos sentirmos obrigados! Enfim... apesar do espaço giro da tasca urbana fomos para a esplanada. Fomos servidos sem grande paciência, nem talheres e guardanapos o senhor colocou na mesa. Gostei do molho da francesinha mas mais uma vez o pão não era tostado do dia. Ficámos desiludidos mais com a displicência com que fomos tratados que com o restante e concluímos que é uma pena que alguns donos ou empregados dos restaurantes aderentes não percebam que esta é uma oportunidade (e não um handicap) para as pessoas conhecerem os seus espaços. Infelizmente alguns preferem continuar a pensar no público da rota como um público com menor poder de compra e que assim aproveita para ir a alguns restaurantes que de outra forma não iria, reservando-lhes as piores mesas da casa. Huge mistake! Pelo contrário, a iniciativa dá-nos a conhecer alguns restaurantes que por qualquer razão nem sempre saltam à vista da maioria. E correndo bem a malta volta, garantido! Assim aprendem a mal... ;)

Já compostinhos, terminámos a nossa rota e demos por unânime que as duas primeiras tapas foram as melhores a todos os níveis. E acabei a beber cerveja.. OMG, verdade verdadinha! 

Da minha análise ao mapa da rota (LOL) acho que a Baixa, Praça das Flores e o Cais este ano estão a dar cartas, pelo que recomendo estas zonas para irem tapear com um grupinho. Consegui abrir-vos o apetite? Até dia 7 de Junho, têm mais uma semaninha para aproveitarem as tapas e as fantásticas noites de pré-Verão! Façam o download do mapa da rota na página oficial e bom rally das tascas! ;)

IT

Sem comentários:

Enviar um comentário