segunda-feira, 6 de julho de 2015

ALMOÇO ARRI(SOL)ADO NO CHIADO | CANTINA DAS FREIRAS

ALMOÇO ARRI(SOL)ADO | CANTINA DAS FREIRAS

ALMOÇO ARRI(SOL)ADO | CANTINA DAS FREIRAS


Já tinha ouvido falar desta cantina como se fosse um segredo. E é mesmo! Não é fácil de lá chegar, nem de estacionar, nem de dar conta do sítio... um sítio escondidinho e muito homy! 

E eu que parecia uma tontinha a sorrir :) porque estava mesmo contente por ter descoberto este spot que, claramente, supera a expectativa. Percebi que é secreto só para alguns porque pelo que vi deve estar em todos os livros turísticos ou sites estrangeiros com uma recomendação especial de 'local a não perder'! Mas às vezes os estrangeiros dão conta de coisas nossas que nós passamos e nem vemos... ;)

Bem... a Cantina das Freiras é uma cantina de bairro, gerida por freiras simpáticas e com ar de vóvós, pertencentes à Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina. Numa rua traseira no Ferragial e numa porta que ninguém dá por ela, sobem-se uma fiada de andares até entrar na cantina, tendo o balcão  dos cafezinhos logo à entrada e de seguida uma grande sala de refeições, onde se misturam todo o tipo de pessoas. Locais, turistas, famílias, malta em hora de almoço de trabalho... Tudo entra e se junta em fila indiana, tipo refeitório, e aguarda a sua vez para pedir a refeição de entre as 3/4 opções do dia que existem ou da carta (pregos, saladas, sandes).

Lá tive de experimentar os famosos rissóis de peixe das freirinhas (quem me falou do spot, fartou-se de falar bem dos rissóis), com arroz de ervilhas e sopa de hortaliças. Uma refeição-menu mesmo em modo colégio, rápida e por 6,5 euros. E os rissóis eram mesmo óptimos! Gordos, sequinhos, bem recheados e temperados.

De seguida, ora toca a procurar uma mesa e eis que senão quando, ao passar a ombreira da porta para o exterior, deparo-me com uma pequena esplanada linda de morrer onde somos abençoados por um sol estupendo e uma vista magnífica sobre o rio e o casario de Lisboa. De arrepiar, porque ninguém espera uma vista destas! 

Um privilégio de facto improvável e, sem dúvida, um segredo que vale a pena partilhar! :)  

A Cantina das Freiras só está aberta aos almoços durante a semana das 12h às 15h e aconselho a irem cedo para arranjarem um lugarzinho ao sol.
                                                             
IT

Sem comentários:

Enviar um comentário